7 Dicas de mise en place:
Compor as mesas para ocasiões especiais!
mise en place é um termo francês muito utilizado no mundo da gastronomia. No sentido literal, significa “pôr em ordem”. O conceito aplica-se não só à confeção dos alimentos, mas também à disposição da mesa onde estes são servidos.
Na hora de realizar a mise en place da sua mesa para uma ocasião importante, não deve esquecer alguns detalhes. Confie nas nossas dicas, para que o momento não seja apenas especial, mas igualmente inesquecível.
1. Ementa
Antes de pensar na louça e nos copos, faça uma reflexão sobre o que vai servir como refeição e bebidas.
Não se pode esquecer de que, se se trata de uma ocasião especial e inesquecível, o menu deve ser igualmente exclusivo.
2. Roupa de mesa
No mise en place, a roupa de mesa é muitíssimo importante. Esta deve ser confortável, de tecido claro e de qualidade. Cores como branco, marfim e pérola são soluções seguras e elegantes, é recomendável que se opte por guardanapos de tecido ou de guardanapos de linho.
3. Cutelaria
Na hora de escolher a cutelaria, opte por uma linha simples com, pelo menos, 4 mm de espessura é o ideal.
Peças com corpo, mas de formas intemporais. Talheres de acabamento normal brilhante é o mais consensual.
A disposição da cutelaria deve seguir as regras básicas de etiqueta e protocolo, ou seja, deve ser colocada na ordem inversa à sua utilização.
4. Porcelana
No respeitante à porcelana, de preferência uma linha em branco de tons suaves.
5. Disposição
A disposição da mesa deve depender da forma como se vai servir a refeição, no serviço à americana, os pratos já vêm compostos da cozinha, no tradicional, por sua vez, a refeição é servida no lugar.
Importante é também contáramos com pratos marcadores para, assim, “marcar” cada lugar.
No caso do serviço tradicional, um/dois pratos rasos e um de sopa. Não esquecer o prato de pão.
6. Copos
Os copos são igualmente importantíssimos na mise en place, tendo em conta que são as peças mais altas em presença na mesa.
A sua forma deve ser adequada ao serviço de porcelana e cutelaria, mas acima de tudo às bebidas que vai servir, sejam água, vinho tinto, vinho branco, Porto ou champanhe.
Também neste ponto existem diversas opções a consideráramos, uma vez que nem sempre são necessários cinco tipos de copos.
Estes elementos devem ser colocados de frente, do lado direito.
7. Decoração
Por fim, e quanto à decoração geral da mesa, esta deve ser simples e central. Devemos optar preferencialmente por flores naturais ou castiçais. A levar em consideração que estes não se tornem um obstáculos à visão.
Propriedade intelectual e autor: Porcelanas da Costa Verde SA.