Independentemente do nosso gosto por esta bebida, resultado da fermentação de uvas, existe um conceito quase preconcebido sobre qual a temperatura ideal para servir o vinho.
Seja pelo que assistimos ao longo dos anos junto dos nosso familiares ou amigos, ou pelas visitas a restaurantes, sabemos que os vinhos brancos são preferencialmente servidos frescos e os vinhos tintos servidos a uma temperatura ambiente.
No entanto, e como tudo na vida, existe sempre a excepção à regra!
Termómetro de vinhos
Para que possamos tirar o máximo partido dos vinhos a que nos propomos servir, é imprescindível controlar a temperatura de uma forma exacta.
Um vinho não deve ser servido acima de 18ºC , é nesta temperatura que o seu aroma (bouquet) atinge o seu total esplendor, se submetido a temperaturas inferiores a 8ºC estas mesmas características são praticamente anuladas.
Existem temperaturas de referência para a boa apreciação dos vinhos mas de modo a poder avaliar as temperaturas de uma forma eficiente, necessitamos de um termómetro para bebidas que podemos adquirir em lojas da especialidade.
Vinho Branco é Servido Fresco
Quando queremos refrescar bebidas, o mais comum é recorrer ao frigorífico ou congelador, mas quando de vinhos se trata, este, não é o melhor método.
O ideal é submergir a garrafa de vinho branco, rosé ou espumante num frapé ou champanheira com agua fria e gelo. São precisos apenas sete ou oito minutos para reduzir da temperatura ambiente para 3ºC.
Nota: para melhor resultado, devemos colocar a água fria e gelo de uma forma porporcional.
Podemos também utilizar o frigorífico para refrescar os vinhos mas nunca esquecer, especialmente nos dias mais quentes, que devemos colocar o vinho várias horas antes, para garantir que o servimos bem gelado.
No inverno basta colocar o vinho no frigorífico uma ou duas horas antes.
Devemos evitar a utilização do congelador para refrescar os vinhos porque a exposição a temperaturas excessivamente baixas tem como resultado um vinho insípido e perda de paladar.
Vinho Tinto Caloroso
Este tipo de vinho é por norma consumido à temperatura ambiente.
De modo a que o vinho possa aquecer naturalmente e de forma gradual, devemos atempadamente retirar o vinho tinto da nossa garrafeira e, coloca-lo na sala onde o vamos servir.
Caso o espaço onde vamos servir o vinho seja frio, podemos utilizar algumas estratégias, porque não colocar a garrafa de vinho tinto no local onde está a confeccionar a refeição?
Outra estratégia simples mas eficaz é recorrer de novo ao frapé, desta feita com água quente, a ideia é garantir que servimos o vinho a uma temperatura entre os 13ºC e os 18ºC. Para tal podemos mergulhar a garrafa durante sete ou oito minutos, mas cuidado, um vinho sobreaquecido pode estragar por completo a melhor garrafa da garrafeira.
NOTA: não deve colocar o vinho próximo de fontes de calor como por exemplo aquecedores ou lareiras.
No verão, principalmente nos dias mais quentes, podemos arrefecer ligeiramente o vinho tinto, (nunca abaixo dos 12ºC) após servido, a sua natureza faz com que rapidamente atinja a temperatura ideal.
Qual a temperatura ideal para servir o vinho?
Existem vários tipos de vinhos e espumantes, cada um com as suas especificidades. Como tal e para ajudar uma melhor compreensão fizemos uma pequena tabela com as temperaturas de referência a que os devemos servir:
Vinho Tinto » jovem: 11º a 14º | encorporado: 15º a 17º | reserva: 16º a 18º
Vinho Branco » leve e doce: 6º a 8º jovem/meio-seco: 7º a 10º | encorporado: 10º a 12º
Vinho Rosé » servir entre 7º a 10º
Vinho Espumante » doce: 6º a 9º | bruto: 6º a 12º
Vinho do Porto » branco: 6º 12º | tawny: 12º a 16º | vintage: 16º a 18º
Vinho da Madeira » 10º a 14º
Moscatel » 12º a 14º
Decantar ou não decantar, eis a questão
O vinho possui um passado notável, muitos não sabem, mas os primeiros registos remontam ao tempo dos Faraós, 3000 anos antes de Cristo. Devemos, por respeito, consumi-lo da melhor forma possível.
O que é decantar um vinho?
Dá-se o nome de decantar um vinho ao processo de o passar esta bebida da sua garrafa original para um novo recipiente com o nome de decanter. Este procedimento é normalmente utilizado em vinhos tintos mas pode também ser feito em vinhos brancos.
Porque se deve decantar um vinho?
- As duas principais razões que levam à decantação de um vinho são: Separar o líquido de fragmentos/depósitos que existam na garrafa, frequentes em vinhos não filtrados/colheitas mais antigas.
- Provocar a oxidação do vinho. Ao decantar um vinho, estamos a provocar o contacto entre os elementos contidos no vinho e o oxigénio. Este processo tem o nome de oxidação também conhecido pelo termo“respiração do vinho“. O intuito é libertar os aromas guardados na garrafa e enaltecer o seu sabor.
Como decantar um vinho?
Da prova de vinhos à prova de copos
Será verdade que um bom vinho servido num copo desadequado faz que com perca qualidade? Provavelmente não, o vinho não perde qualidade, simplesmente, ao servir um vinho num copo de qualidade, estamos a potencializar os seus aromas e paladares.
Vamos fazer a experiência?
E que tal fazer entre amigos uma prova cega (de copos)? Servir o mesmo vinho num copo de agua baixo e depois em copos de prova Riedel ou Schott Zwiesel.
De seguida, porque não subir a fasquia? Servir um vinho superior no copo pior e um vinho mais corrente nos copos melhorados…
Ao servir, seja qual for o copo, não esquecer a temperatura ideal para servir o vinho. Os resultados vão ser surpreendentes!